Ir para site do PS/Açores
21588249922_de24fa7170_o

Numa intervenção na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu acerca dos efeitos da seca na Europa, Ricardo Santos afirmou que nos Açores “o fenómeno da seca nestes meses de Verão de 2018 tem tido um grande impacto e as suas consequências têm feito sentir-se severamente, desde a destruição da produção até à falta de alimentação animal”. Este facto, referiu o deputado europeu, tem implicações sócio-económicas significativas por via da “quebra drástica do rendimento dos agricultores”.  Sendo que “a agricultura tem uma enorme relevância na economia açoriana, nomeadamente a produção de leite, carne e alguns hortícolas”.

Durante a reunião o representante da Comissão Europeia fez uma apresentação da situação de seca que se vive na Europa. Deste modo, ficou patente que a Comissão está a par da situação vivida na região e que o Governo dos Açores tem vindo a explorar a possibilidade de serem concedidos apoios europeus extraordinários de forma a atenuar o impacto das dificuldades agora sentidas.

A finalizar Serrão Santos salientou que apesar “deste ponto ser reservado a uma troca de pontos de vista sobre a seca que está a fazer-se sentir também nos Açores neste Verão de 2018, não podemos separar este fenómeno de outros igualmente extremos, como chuva abundante e fora de tempo, porque defendo que estes fenómenos extremos estão interligados”.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário