Ir para site do PS/Açores
IMG_1358

Dia da Região em Quebeque

O Eurodeputado Ricardo Serrão Santos participou nas celebrações do dia dos Açores na Casa dos Açores do Quebeque. Num jantar, que contou com a presença de centenas de emigrantes açorianos radicados naquele território, o deputado Europeu indicado pelo Açores referiu ser “um privilégio participar nesta manifestação de amor ao arquipélago, neste encontro de gentes açorianas. Nesta celebração dos Açores que assume especial significado porque é a prova de que o povo açoriano não é apenas o que vive na região. É também, e isso dá-nos outra força no mundo, aqueles milhares, como vós,  que vivem fora”.

Na sua intervenção Serrão Santos afirmou ainda que “a Europa e o Canadá partilham um recurso inestimável cujo bom uso pode fazer a diferença: o Oceano Atlântico”. Segundo afirmou o deputado europeu este é “um desafio que devemos agarrar, dum e outro lado do oceano, em beneficio de todos mas acima de tudo em nome do papel que os Açores podem desempenhar neste novo contexto. É nisto que estou apostado. Em promover esta relação “win, win””.

Neste sentido apelou à intensificação do envolvimento da comunidade nos temas relacionados com o Atlântico realçando que muitos açorianos emigrados, açor descendentes e luso descendentes ocupam lugares chave nas comunidades onde vivem e que a sua ação pode influenciar decisões em beneficio dos Açores.

O eurodeputado falou ainda do acordo de Comércio livre UE-Canadá (CETA), referiu que tem seguido com atenção este processo no Parlamento Europeu “é com interesse que verifico que integra produtos de Origem Protegida dos Açores como é, por exemplo, o caso do queijo de São Jorge”. A propósito da crise do leite que assola a Europa e cujos efeitos se fazem sentir no preço do leite ao produtor na Região o eurodeputado sensibilizou a comunidade “não tanto para consumirem produtos açorianos, porque julgo saber que o fazem, mas para serem embaixadores da marca dos produtos dos Açores, falando, aos vossos amigos e conhecidos, da forma única como o  nosso leite é produzido, com respeito pelo bem estar animal e pelo ambiente, as vacas vivem em pasto e comem maioritariamente erva. Há novos consumidores que procuram este tipo de produto. Falta naturalmente alguma notoriedade às nossas marcas. Gostaria de vos convocar para esta tarefa, uma tarefa que ajudará os Açores de hoje e que nos poderá garantir mais sucessos amanhã”.

O eurodeputado que se encontra no Canadá, integrado numa comitiva da Comissão Inter-parlamentar União Europeia-Canadá, esteve em Montreal onde participou no almoço das festas do Divino Espirito Santo e interveio, a convite da Casa dos Açores do Quebeque, nas celebrações do dia dos Açores, está agora em Ottawa onde reunirá com membros do Congresso, Ministros e representantes do sector empresarial e associativo daquele país.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário