Ir para site do PS/Açores
IMG_0132

Ao início desta tarde, realizou-se, em Bruxelas, um encontro entre o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente dos Açores, Luís Nuno Neto Viveiros, o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, e o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita. Estiveram presentes membros da direção da CAP.

O encontro, promovido pelo Eurodeputado Ricardo Serrão Santos, ocorreu à margem, e no intervalo da reunião de Conselho de Ministros da Agricultura, em que esteve na agenda a gestão da crise no sector leiteiro, e teve como objetivo a partilha de informações acerca dos recentes desenvolvimentos. A reunião constituiu uma oportunidade para o Ministro e o Secretário Regional darem conta da forma como decorreram os trabalhos e para os representantes dos agricultores manifestarem as suas posições.

De entre as medidas hoje anunciadas pela Comissão Europeia (CE), está a possibilidade de o Banco Europeu de Investimento vir a financiar medidas do desenvolvimento rural. Por outro lado, passa a ser permitido conceder ajudas de Estado suplementares de €15 000. A CE anunciou ainda duplicar as quantidades para a retirada de leite em pó e manteiga, sem no entanto ceder relativamente ao preço de referência. A CE refere o reforço dos esforços para a conquista de novos mercados, nomeadamente com o aumento em €30 milhões do orçamento da promoção para os produtos de sectores em crise (lacticínios e carne de porco), quando tudo parece indicar que vai prolongar-se o embargo russo.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário