Ir para site do PS/Açores
Ricardo Serrão Santos

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos obteve consensos políticos nas reuniões de conciliação do “relatório do leite”, através do reconhecimento da especificidade da produção leiteira nos Açores, onde defende que o POSEI seja dotado de meios financeiros complementares no sentido de amparar os produtores de leite na adaptação ao novo contexto que decorre do desmantelamento do regime das quotas leiteiras.

As negociações decorrem há dias em Bruxelas e envolvem os relatores dos diferentes grupos políticos, em preparação do voto em sede de Comissão de Agricultura. O “relatório do leite” é um relatório de iniciativa do Parlamento Europeu sobre o impacto do fim do regime de quotas na evolução do mercado do leite. Serrão Santos é o responsável dos socialistas europeus por este relatório pelo que tem coordenado e apresentado as propostas do seu grupo político.

O eurodeputado socialista defendeu que a União Europeia deve intervir de forma a contribuir para a continuação da actividade e para a manutenção da competitividade do setor açoriano face às outras regiões da Europa. O relatório diferencia a realidade da produção de leite nas regiões ultraperiféricas e nas regiões de montanha a partir do reconhecimento de que existem custos superiores de produção e de transformação que exigem uma abordagem específica no contexto do fim das quotas leiteiras. A necessidade de acompanhar os impactos económicos do fim das quotas leiteiras na Região foi outra das questões em torno da qual foi possível gerar consenso.

Outra das medidas defendidas no relatório, com efeitos em toda a União, é a regulamentação eficaz das relações dos produtores com a indústria e a distribuição, de forma impedir o esmagamento dos preços pagos à produção.

Os trabalhos que se iniciaram em 2014, no principio da legislatura, deverão estar concluídos até Julho deste ano.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário