Ir para site do PS/Açores
Plenary session week 11 2015 in Strasbourg - Sustainable exploitation of sea bass

As emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte marítimo estiveram em discussão, na manhã desta terça-feira, em Estrasburgo, na sessão plenária do Parlamento Europeu. Em causa a adoção de um Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à monitorização, comunicação e verificação das emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte marítimo e que altera a Diretiva 2009/16/CE.

O eurodeputado açoriano, Ricardo Serrão Santos, defendeu que “todas as fontes emissoras devem, com a maior urgência, ser reduzidas”. Referindo-se em particular aos transportes marítimos defendeu ser “fundamental que se reduza a utilização de combustíveis pesados e passem a ser utilizadas alternativas como o Gás Natural Liquefeito ou outras fontes ambientalmente adequadas”. Neste sentido Serrão Santos afirmou que “esta transformação terá de ser acompanhada pela utilização de postos de abastecimento intermédios e os Açores, localizados no meio do atlântico no trânsito entre o canal do Panamá e a Europa, estão prontos para responder positivamente a essa necessidade através da sua infra-estrutura do Porto Oceânico da Praia da Vitória”.

Na sua intervenção o eurodeputado socialista alertou, ainda, para o facto das emissões de Dióxido de Carbono provenientes dos combustíveis fosseis serem dos grandes responsáveis pelos chamados gases com efeitos de estufa e, assim pela intensificação das alterações climáticas globais, mas também pela acidificação dos oceanos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário