Ir para site do PS/Açores
RSSEscoladeAguadePau

O eurodeputado socialista, Ricardo Serrão Santos, esteve esta sexta-feira na Escola Básica e Integrada de Água de Pau onde, a convite do Clube Europeu daquela Escola, proferiu uma palestra subordinada ao tema “Os Açores e a Europa”.

A palestra teve como ponto de partida uma apresentação das instituições europeias e a forma como se articulam os diversos poderes europeus, com especial enfoque nas atribuições e funcionamento do Parlamento Europeu. Após a apresentação foi aberto um espaço de diálogo entre o eurodeputado e os alunos. Naquele período, que foi bastante participado, a plateia constituída por cerca de 80 alunos dos 6º, 7º e 9º ano, questionou Ricardo Serrão Santos acerca de diversos temas.

Convidado a deixar uma mensagem aos jovens no sentido destes se tornarem cidadãos europeus mais participativos e interessados pelas questões europeias o Eurodeputado aconselhou a “que se mantenham informados acerca daquilo que se passa na União Europeia. Vejam notícias e ganhem (sim, porque quando se amplia conhecimentos ganha-se tempo) a aceder a informação sobre a União, as discussões que têm lá lugar e as decisões que são tomadas em Estrasburgo e em Bruxelas. Que procurem dar o seu contributo nas áreas para as quais se sentem mais vocacionados. Participando em fóruns políticos, em Organizações Não Governamentais, subscrevendo e apoiando petições, enviando sugestões para os e-mails, também dos deputados europeus” e deixou um desafio para que os jovens “tomem consciência que cabe a cada um de nós defender aquilo em que acredita. Nos tempos que correm a cidadania exerce-se pela participação democrática mas a participação não se esgota, nem depende exclusivamente, do voto. Devem por isso participar desde que sintam esta vontade, tenham a idade que tiverem. Na verdade, somos cidadãos europeus desde que nascemos.”

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário