Ir para site do PS/Açores
bandeira UE Canadá

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos irá integrar a Delegação Interparlamentar do Parlamento Europeu para as relações com o Canadá. Este fórum, que reúne membros dos parlamentos da União Europeia e do Canadá, tem como objetivo acompanhar os projetos em curso e aprofundar a cooperação entre as partes.

O eurodeputado socialista considerou que a sua indicação para esta comissão “reveste-se da maior importância uma vez que, em 2013, a União Europeia assinou com o Canadá e com os Estados Unidos a Declaração de Galway, que pretende ser uma peça fundamental no estabelecimento de uma verdadeira estratégia para o oceano Atlântico. Esta declaração estabelece um conjunto de princípios acerca da observação e conhecimento, do uso dos recursos e da gestão das atividades”, explicou.

Ricardo Serrão Santos salientou que “dada a posição geoestratégica dos Açores, existe um conjunto de possibilidades que devem ser acompanhadas de forma a potenciar a centralidade atlântica da Região Autónoma”.

Por outro lado, Serrão Santos referiu ser “imprescindível valorizar os laços históricos que unem os Açores ao Canadá”, destacando que a “vasta comunidade Açoriana no Canadá é prestigiada e muita ativa, realidade que deve ser acompanhada”.

O eurodeputado integrará também a delegação interparlamentar da União Europeia (UE) com a Comunidade Andina, que reúne a Bolívia, Peru, Colômbia e Equador, e que tem uma assembleia parlamentar própria denominada de Parlandino, que inclui representantes dos países que a compõem.

Ricardo Serrão Santos acompanhará também os trabalhos da delegação interparlamentar UE – Estados Unidos da América, para onde foi indicado como membro substituto.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário